Prof. Dr. Enrico Andrade Prof. Dr. Gustavo Alarcon
A vasectomia é considerada um método definitivo de controle de natalidade (esterilização definitiva do homem). Está indicada como opção de planejamento familiar quando a família já se encontra constituída, e não existe o mínimo desejo de ter mais filhos. Deve ser levado em consideração a idade e o número de filhos do casal.
Esta cirurgia impede a liberação de espermatozóide quando o homem ejacula, ou seja, elimina apenas o líquido seminal, mas sem espermatozóide. Durante uma vasectomia, os canais deferentes de cada testículo são isolados, seccionados e fechados com nó cirúrgico. Isso impede que o espermatozóide se misture com o sêmen que é ejaculado. Assim, o óvulo feminino não pode ser fertilizado, pois não há espermatozóides no sêmen. Os testículos continuam a produzir espermatozóide, sendo reabsorvido no próprio testículo (Isto também acontece com os espermatozóides que não são ejaculados depois de um tempo, independentemente de você ter sido submetido a uma vasectomia). Porque os canais deferentes são bloqueados antes das vesículas seminais e da próstata, portanto você ainda ejacula após a vasectomia, aproximadamente a mesma quantidade de líquido seminal, pois a quantidade de espematozóide representa apenas 10% do volume do sêmen.
Normalmente, são necessárias 20 ejaculações após a vasectomia para todo o espermatozóide remanescente na vesícula seminal seja eliminado. Assim, deve-se usar outro método de controle de natalidade até a realização de exame de espermograma para verificar se a contagem de espermatozóides esteja em “ZERO.
A Cirurgia:
·A bolsa testicular é limpa com um anti-séptico e os pelos são raspados.
·Será realizado uma anestesia intravenosa (IV) leve, para reduzir a ansiedade e deixá-lo sonolento. Assim, a anestesia local e o procedimento serão indolores. Sendo realizado no centro cirúrgico e com acompanhamento do médico anestesista.
·Cada vaso deferente é localizado por palpação.
·Um anestésico local é injetado na região.
·O médico faz duas pequenas aberturas em sua bolsa testicular. Através de uma abertura, os dois canais deferentes são seccionados. As duas extremidades do canal deferente são amarrados com fio cirúrgico.
·Os canais deferentes são restituídos ao interior da bolsa testicular e a pele é fechada com pontos cirúrgicos, que se dissolvem com o passar dos dias e não precisam ser removido.
·O processo cirúrgico leva cerca de 20 a 30 minutos, devendo ser feito por um urologista , que é o especialista treinado para este procedimento.
Vasectomia sem bisturi é uma técnica que usa uma pinça pequena com extremidades pontiagudas. Em vez de usar um bisturi para cortar a pele, a pinça é empurrada através da pele da bolsa testicular e, em seguida, aberta. Os benefícios do presente processo incluem menos sangramento, apenas uma pequena abertura na pele é realizada, levando a menos complicações. A vasectomia sem bisturi é tão eficaz quanto a vasectomia tradicional.
O que esperar após a cirurgia:
A bolsa testicular ficará anestesiada por 1 a 2 horas após a vasectomia. Aplicar bolsa de água fria/gelada na área. Deverá utilizar uma roupa íntima confortável, mas que dê sustentação e faça uma compressão suave ou um suporte atlético, isto ajuda a aliviar o desconforto e proteger a área.
Os medicamentos administrados no pós-operatório são suficientes para reduzir o edema local e a dor. O retorno ao trabalho pode ser feito em 1 ou 2 dias. Evitar esforço físico por uma semana.
Retornar ao consultório entre 7 e 10 dias, para verificar o processo de cicatrização. Deve-se retomar a atividade sexual, logo que estiver confortável, geralmente em cerca de 5 dias. Mas deve ser usado outro método de controle de natalidade até a realização do exame de controle: espermograma. Após a contagem de espermatozóides ser zero, não é necessário outro método de controle de natalidade .
A vasectomia não interfere com o seu desejo sexual, com a capacidade de ter ereções, sensação de orgasmo, ou a capacidade de ejacular.
Diferenciais e vantagens:
·A vasectomia é um método permanente de controle de natalidade. Uma vez que seu sêmen não contém espermatozóides, você não precisa se preocupar com outros métodos de controle de natalidade.
·A vasectomia é um procedimento mais seguro, mais barato que causa menos complicações que a laqueadura em mulheres.
·Realizado no centro cirúrgico fornece maior segurança ao paciente.
·Método com sedação associada a anestesia local propicia método indolor na cirurgia e maior conforto ao paciente.
·Ao utilizar a técnica de vasectomia sem bisturi, o homem tem uma recuperação mais tranquila, podendo retornar as sua atividades precocemente.
Rua Corta Vento, 26, Jardim Anália Franco, São Paulo, SP - Tel: 11-2098-2571 e 11-2093-4753
Av. Celso Garcia, 2294, Belém, São Paulo, SP - Tel: 11-2695-7916 e 11-2799-3255