PLASMA

Hipeplasia Benigna da Próstata

A equipe de Urologia do Hospital, Prof. Dr Enrico Andrade e Prof. Dr. Gustavo Alarcon, clinicando há mais de 20 anos, explica que o tratamento cirúrgico de Hiperplasia Benigna da Próstata, utilizando o PLASMA (Prosurg®) como fonte de energia, melhora o poder de tratamento nos casos de doença benigna da próstata, pois há uma recuperação mais rápida do paciente, pois este método pode ser aplicado também em próstatas de grande tamanho. em

Esta tecnologia não traz risco de intoxicação hídrica para o paciente, pois o método utiliza solução salina para a limpeza da bexiga; propiciando uma diminuição importante do sangramento e assim diminui consideravelmente o tempo de sondagem vesical pós-operatória. Saliento que há um mínimo risco de prejuízo a função sexual do homem.

O método chegou ao Brasil no final de 2011, trazendo mais segurança ao cirurgião e ao paciente, pois o plasma provoca um processo de vaporização da próstata sob total controle, o que permite deixar a loja prostática totalmente regular, sendo muito superior a técnica que utilizava o antigo “laser”, pois este criava vários resíduos de crostas na próstata.

Como ocorre este processo de formação do plasma?     A corrente elétrica aquece o tecido e a solução salina que esta irrigando a bexiga,  evaporando a solução salina e produzindo microbolhas, a corrente elétrica também ioniza o gás dentro destas microbolhas e este gás se inflama gerando o plasma, de cor amarelo brilhante, provocando a vaporização do tecido prostático e da bexiga.

Como é um método seguro e quase sem sangramento, isso gera um maior conforto ao paciente, já que ele permanece internado apenas um dia, e geralmente é liberado sem sonda, o que diminui o risco de infecção. image012

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, que pesa aproximadamente de 15 a 30 gramas. A glândula cresce naturalmente a partir dos 45 anos, mas há casos em que esse crescimento pode se tornar um problema ao paciente, pois pode provocar obstrução na uretra, isto é chamado de Hiperplasia Benigna da Próstata.

Quando os sintomas necessitam de tratamento, este pode ser medicamentoso ou cirúrgico. O homem pode se queixar de: sensação de queimação durante a micção, sensação de não pode segurar a urina, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, jato urinário fraco, dificuldade ou demora para iniciar a micção, necessidade frequente de urinar (inclusive acordando constantemente à noite), interrupção involuntária do jato urinário e a presença de sangue na urina.plasmafoto3

Assita o vídeo de vaporização do tecido prostático pela técnica com plasma: