Próstata: O que todo homem deve saber !

O que é a próstata?

Do tamanho aproximado de uma noz e só presente no homem, a próstata se localiza logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, aquele canal por onde passa a urina durante a micção. É uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, produzindo um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o esperma

A próstata cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências mais intensas do hormônio masculino (testosterona) , alcançando seu tamanho normal, em torno de image210 gramas, por volta dos vinte anos de idade. Já está provado que seu crescimento esta relacionado com o envelhecimento.

Quais são os problemas que a próstata pode causar?

Quando aumenta de volume, a próstata se transforma em uma verdadeira ameaça para o bem-estar do homem, pois começa a comprimir a uretra e a dificultar a passagem da urina. Os principais sintomas ocasionados pela obstrução urinária decorrente do crescimento prostático são o jato urinário fraco e sem pressão e às vezes interrompido, sensação de urgência em urinar e dificuldade ou demora em iniciar a micção, acordar diversas vezes à noite para urinar e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Em casos de obstrução mais grave há necessidade da colocação de uma sonda na bexiga para permitir a drenagem da urina.

Quais são as doenças que afetam a próstata?

Existem 3 tipos de doenças que podem afetar a próstata: a hiperplasia (crescimento) benigna, a prostatite (inflamação) e o câncer da próstata.

Para diagnosticar com certeza o tipo de problema que o paciente apresenta, o médico precisa reunir informações sobre as queixas urinárias e realizar um exame de toque retal, em que através do contato do seu dedo com a superfície da próstata pode avaliar diversos aspectos da glândula. Outro exame importante para o urologista é o PSA (antígeno prostático específico), um exame de sangue que traz informações sobre a possível malignidade da próstata.

Não posso só realizar o exame de sangue (PSA)?

O exame de toque, quando realizado isoladamente falha em até 30% dos casos de câncer e o PSA, quando também realizado exclusivamente, falha em 20% dos casos. A execução conjunta dos dois exames consegue diagnosticar 95% dos casos de tumores malignos da próstata.

O que devo saber sobre o câncer de próstata?

É assustador, mas não se pode fugir da realidade de que o câncer da próstata representa hoje o tipo mais comum de câncer no homem.

O tumor se inicia, na maioria das vezes, na parte mais externa da glândula para depois crescer e invadir as demais áreas da próstata. Pode permanecer confinado à glândula, mas também pode se expandir, afetando as regiões vizinhas, os gânglios e os ossos.

O tratamento do câncer da próstata é quase sempre cirúrgico quando diagnosticado na fase inicial. Outros tratamentos são a radioterapia e a hormonoterapia. Porém, a cura realmente só é obtida quando o diagnóstico é feito no início da doença.

Quando devo iniciar os exames periódicos da próstata?

Os homens devem iniciar os exames de rotina da próstata a partir dos 45 anos, evitando desta forma as graves consequências desta doença. Homens com antecedentes familiares de câncer da próstata têm maior chance de desenvolver a doença. Nos casos hereditários, o câncer se manifesta mais precocemente, muitas vezes antes dos 50 anos. Por isto, os homens com história familiar da doença, devem realizar exames preventivos a partir dos 40 anos e não dos 45 anos, como se recomenda habitualmente.