XIAFLEX® é a grande promessa

para o tratamento sem cirurgia da Doença de Peyronie

 

            A doença de Peyronie é causada pela formação de placas de colágeno, ou de tecido cicatricial, nos corpos cavernosos do pênis. Esta placa pode endurecer, fazendo com que o pênis se curve durante a ereção. Além da dor e dificuldade com a relação sexual, a doença também é marcada por sofrimento emocional, perda de autoestima e depressão. Não há dados reais disponíveis sobre a incidência da Doença de Peyronie, pois muitos homens têm vergonha de sua confirmação, mas algumas estimativas são de que a prevalência entre homens adultos se aproxima de 5%. Com base em dados de pedidos médicos, os pesquisadores estimam que 65.000 a 120.000 novos casos sejam diagnosticados a cada ano.

            Atualmente, o único tratamento aprovado para a curvatura peniana é a cirurgia, no qual os cirurgiões retiram a placa cirurgicamente. Mas o procedimento pode levar à disfunção erétil e encurtamento do pênis, devido as complicações desta cirurgia este tratamento cirúrgico é visto como um último recurso, por médicos e pacientes. 

py2810
           A empresa biofarmacêutica, BioSpecifics Technologies Corp, desenvolveu um novo medicamento injetável para tratamento 12 doenças. Esta substância é uma colagenase injetável e já é comercializada com o nome XIAFLEX® nos Estados Unidos para o tratamento de pacientes com Contratura de Dupuytren, que é um cordão fibrótico palpável na palma da mão.

           

             
A Auxilium Pharmaceuticals, Inc., parceiro estratégico da Biospecifics esta desenvolvendo uma pesquisa clínica para o tratamento de várias outras doenças, como a Doença de Peyronie. A Auxilium Pharmaceuticals, Inc. iniciou três parcerias para o desenvolvimento e comercialização desta colagenase injetável fora dos EUA para o tratamento da Contratura de Dupuytren e da Doença de Peyronie: a Pfizer, Inc. tem os direitos na Europa e Eurásia e é atualmente comercializado com o nome XIAPEX® para Contratura de Dupuytren em alguns países europeus, a Asahi Kasei Pharma Corporation tem direitos no Japão e a Actelion Pharmaceuticals Ltd. tem direitos no Canadá, Austrália, Brasil e México. A Auxilium Pharmaceuticals, Inc. relatou resultados positivos, recentemente concluídos, em dois os ensaios clínicos de Fase III de XIAFLEX® para o tratamento da Doença de Peyronie.

            Nestes dois estudos, cada um com 400 pacientes, os homens foram tratados com Xiaflex. O tratamento envolveu até oito injeções de droga na placa do pênis, durante um período de alguns meses. Os resultados iniciais demonstraram uma redução de 30,5% a 37,6% na curvatura peniana. O tratamento também melhorou a qualidade de vida do paciente, relacionada com a diminuição da curvatura peniana, propiciando uma melhora na atividade sexual. Espera a regulamentação do FDA dos Estados Unidos até o final de 2012.

            Se aprovado, XIAFLEX® seria o primeiro tratamento biológico e único aprovado pelo FDA para a doença de Peyronie, onde se tornaria o primeiro tratamento eficaz para esta patologia, que além de constrangimento ao paciente, pode também causar impotência e dor. Assim, os pacientes com esta patologia deveriam aguardar alguns meses antes de decidirem pelo tratamento cirúrgico, pois este tratamento clínico parece muito promissor.

 

 

Rua Corta Vento, 26, Jardim Anália Franco, São Paulo, SP - Tel: 11-2098-2571  e  11-2093-4753

Av. Celso Garcia, 2294, Belém, São Paulo, SP - Tel: 11-2695-7916  e  11-2799-3255

  Site Map