XIAFLEX® é a grande promessa
para o tratamento sem cirurgia da Doença de Peyronie
A doença de Peyronie é causada pela formação de placas de colágeno, ou de tecido cicatricial, nos corpos cavernosos do pênis. Esta placa pode endurecer, fazendo com que o pênis se curve durante a ereção. Além da dor e dificuldade com a relação sexual, a doença também é marcada por sofrimento emocional, perda de autoestima e depressão. Não há dados reais disponíveis sobre a incidência da Doença de Peyronie, pois muitos homens têm vergonha de sua confirmação, mas algumas estimativas são de que a prevalência entre homens adultos se aproxima de 5%. Com base em dados de pedidos médicos, os pesquisadores estimam que 65.000 a 120.000 novos casos sejam diagnosticados a cada ano.
Atualmente, o único tratamento aprovado para a curvatura peniana é a cirurgia, no qual os cirurgiões retiram a placa cirurgicamente. Mas o procedimento pode levar à disfunção erétil e encurtamento do pênis, devido as complicações desta cirurgia este tratamento cirúrgico é visto como um último recurso, por médicos e pacientes.

A empresa biofarmacêutica, BioSpecifics Technologies Corp, desenvolveu um novo medicamento injetável para tratamento 12 doenças. Esta substância é uma colagenase injetável e já é comercializada com o nome XIAFLEX® nos Estados Unidos para o tratamento de pacientes com Contratura de Dupuytren, que é um cordão fibrótico palpável na palma da mão.
A Auxilium Pharmaceuticals, Inc., parceiro estratégico da Biospecifics esta desenvolvendo uma pesquisa clínica para o tratamento de várias outras doenças, como a Doença de Peyronie. A Auxilium Pharmaceuticals, Inc. iniciou três parcerias para o desenvolvimento e comercialização desta colagenase injetável fora dos EUA para o tratamento da Contratura de Dupuytren e da Doença de Peyronie: a Pfizer, Inc. tem os direitos na Europa e Eurásia e é atualmente comercializado com o nome XIAPEX® para Contratura de Dupuytren em alguns países europeus, a Asahi Kasei Pharma Corporation tem direitos no Japão e a Actelion Pharmaceuticals Ltd. tem direitos no Canadá, Austrália, Brasil e México. A Auxilium Pharmaceuticals, Inc. relatou resultados positivos, recentemente concluídos, em dois os ensaios clínicos de Fase III de XIAFLEX® para o tratamento da Doença de Peyronie.
Nestes dois estudos, cada um com 400 pacientes, os homens foram tratados com Xiaflex. O tratamento envolveu até oito injeções de droga na placa do pênis, durante um período de alguns meses. Os resultados iniciais demonstraram uma redução de 30,5% a 37,6% na curvatura peniana. O tratamento também melhorou a qualidade de vida do paciente, relacionada com a diminuição da curvatura peniana, propiciando uma melhora na atividade sexual. Espera a regulamentação do FDA dos Estados Unidos até o final de 2012.
Se aprovado, XIAFLEX® seria o primeiro tratamento biológico e único aprovado pelo FDA para a doença de Peyronie, onde se tornaria o primeiro tratamento eficaz para esta patologia, que além de constrangimento ao paciente, pode também causar impotência e dor. Assim, os pacientes com esta patologia deveriam aguardar alguns meses antes de decidirem pelo tratamento cirúrgico, pois este tratamento clínico parece muito promissor.