Cólica Renal

A cólica renal é uma dor tipo intermitente, que se caracteriza por um aumento progressivo de intensidade seguido de alivio para depois se agravar novamente. Estas cólicas, poderão variar entre um ligeiro desconforto na região lombar e uma dor violenta com irradiação para á região inguinal (virilha) necessitando por vezes de internação hospitalar, afim de se proceder a uma terapêutica (medicação) eficaz para controle da dor. Durante as crises não existe uma posição antiálgica (que diminua a dor) e os doentes ficam em grande agitação.

A obstrução do ureter (canal de aproximadamente 30 cm de comprimento e diâmetro de 3 a 5 mm, que liga o rim a bexiga) provoca o impedimento da progressão da urina, provocando uma dilatação da via urinária alta que. Quando a obstrução é completa a dor quase desaparece, ficando o doente com a falsa impressão de melhora, o que poderá produzir a uma situação de maior gravidade

A dor é do lado da obstrução mas o foco de maior intensidade pode depender da sua localização. A cólica frequentemente inicia-se no flanco mas também pode ser sentida no abdomen, região inguinal ou nos genitais. Pode associar-se a náuseas e vómitos e aumento da frequência das micções ou urgência de urinar. Frequentemente pode estar associado hematúria (sangue na urina).

Os rins estão situados nos flancos ligeiramente abaixo da 11ª costela e tem como função a filtração e eliminação de metabólitos do nosso corpo. Alguns desses metabólitos poderão em determinadas circunstâncias cristalizar e aglomerar-se constituindo-se assim em cálculos.

fotocolica1Um cálculo renal pode permanecer silenciosamente no rim até ser descoberto acidentalmente, na realização de um ultr-som ou tomografia.

O diagnóstico é feito pela historia clínica e observação do doente, mas apenas com exames de imagem poderemos confirmar o diagnóstico e determinar a localização da obstrução e o tamanho do cálculo. Um Rx simples e ultra-som do aparelho urinário são exames de primeira escolha, podendo no entanto ser necessário uma Tomografia para o diagnóstico e indicar o tratamento necessário.

Terapêutica da Cólica Renal

Dado a intensidade da dor, os doentes, normalmente, recorrem a Serviços de Urgência, onde após diagnóstico será administrada terapêutica adequada de analgesia e profilaxia das complicações.

Muitos cálculos são suficientemente pequenos para serem eliminados naturalmente ao fim de algum tempo, mas outros poderão, pela sua dimensão e pela sua forma, poderão encravar e demorar mais tempo ou poderão não ser eliminados. O urologista deverá avaliar a possibilidade de saída espontânea, mas se houver febre (infecção urinária associada) ou o sofrimento doloroso do paciente se prolongar, será indicado uma atuação cirúrgica.

A terapêutica cirúrgica poderá ser não invasiva, Litotripsia Extracorporea por Onda de Choque (LECO), mini-invasiva (endoscópica) ou cirurgia tradicional.

Todos os cálculos extraídos ou eliminados deverão ser analisados afim de se instituir dieta e terapêutica profilática adequada.