O que é Litotripsia ?


Litotripsia é um método que destrói o cálculo renal ou ureteral enquanto ele está dentro do seu corpo. É um procedimento não invasivo e não precisa de incisões (cortes). Durante a litotripsia, ondas de choque passam pelo seu corpo e batem no cálculo, despedaçando-o até que ele atinja a forma semelhante a grãos de areia. Estes pequenos grãos de areia podem então passar com mais facilidade através do trato urinário.
fotoleco1

 




Como é feita?


A litotripsia, que dura aproximadamente 45 minutos, é feita, em ambiente hospitalar e, usualmente, não requer internação. Seu médico pode instruí-lo em como se preparar para o procedimento e explicar o que pode ocorrer após sua realização.

 





fotoleco2


Depois do procedimento.

Após o procedimento, você será monitorado em uma sala de recuperação. Podem ser prescritos antibióticos, se necessário, para prevenir infecções e analgésicos. Seu médico poderá checar após alguns dias se ainda existem fragmentos do cálculo ou se houve eliminação de todo o cálculo.

 


A passagem do cálculo.

 

Para que as partículas do cálculo renal ou ureteral deixem o corpo, pode levar desde um dia até algumas semanas. Durante esse período, beba bastante líquido. É esperado que sua urina pareça turva ou levemente avermelhada, como sangue, por alguns dias. Você poderá às vezes observar pequenos pedaços do cálculo na sua urina. A cólica ou dor na região lombar também são esperados. Seu médico poderá orientá-lo a filtrar sua urina com o intuito de coletar partículas de seu cálculo renal e submetê-las a análise química.

 

fotoleco3
Quando procurar seu médico, após a litotripsia ?

 

            Em caso de:

  • Febre superior a 38º C
  • A dor não diminuir com analgésicos
  • Tiver náuseas e vômitos
  • Sentir dificuldade em urinar

 

 
 

Rua Corta Vento, 26, Jardim Anália Franco, São Paulo, SP - Tel: 11-2098-2571  e  11-2093-4753

Av. Celso Garcia, 2294, Belém, São Paulo, SP - Tel: 11-2695-7916  e  11-2799-3255

  Site Map