prevenção litíase urinária

A importância da prevenção e tratamento médico da litíase urinária

Como a formação dos cálculos urinários se deve a uma disfunção metabólica crônica, uma vez formado um primeiro cálculo, a pessoa estará sempre suscetível à formação de novos cálculos (mesmo que o primeiro seja removido).

Estima-se que cerca de 50% dos doentes não tratados, diagnosticado um cálculo urinário, irá desenvolver um novo cálculo nos próximos 5 a 10 anos. Daí a grande importância de medidas de prevenção e tratamento médico, com as quais é possível reduzir, em mais de 80% dos doentes, o crescimento de cálculos já existentes, e a formação de novos cálculos.

Prevenção e tratamento médico da litíase urinária

A prevenção da formação de novos cálculos engloba medidas gerais recomendadas a todos os doentes com litíase e o tratamento medicamentoso específico para um doente a quem foi detectada uma alteração metabólica responsável pela formação de um determinado tipo de cálculo urinário.

Após o primeiro diagnóstico de litíase urinária, e antes de tomar qualquer medida preventiva, o paciente deve consultar o urologista. Em consulta, é efetuada uma avaliação clínica para determinar qual o tipo de cálculo formado e a alteração metabólica da causa. De acordo com os dados obtidos são requisitas um conjunto de exames, ao sangue e à urina que, no seu conjunto, se designam por avaliação metabólica urinária. Assim é possível fazer um diagnóstico específico da alteração metabólica em 97% dos casos.

A constituição química do cálculo pode ser diagnosticada definitivamente mediante a análise bioquímica do cálculo urinário, quando o cálculo for removido deverá seenviado para análise. Se não foi removido, o doente deverá ser instruído sobre as técnicas para recuperação do cálculo que eventualmente eliminará. Por exemplo, urinar no filtro urinário ou de papel. Quando for recuperado, o cálculo de ser guardado num frasco a seco (não em água, álcool ou qualquer outro líquido).

Concluída esta avaliação clínica o urologista está em condições de indicar se apenas medidas gerais são suficientes ou se é necessário associar o tratamento específico, para prevenção da formação de novos cálculos.

A. Medidas gerais para a prevenção da litíase urinária

As medidas gerais de prevenção da litíase consistem no aumento da ingestão de líquidos e alterações gerais na alimentação.

I. Aumento da ingestão de líquidos

Os doentes devem beber cerca de 2 litros de líquidos por dia (3 litros em dias de maior calor) para tornar a urina menos concentrada (vericar sempre se a urina esta clara!) e dificultar a formação de novos cálculos. Todavia, não é qualquer tipo de líquido que pode ser ingerido. Água, suco de laranja, melão, melancia e maça são recomendados. Chá preto, café e refrigerantes à base de cola devem ser evitados. É a medida mais importante pois na ausência de qualquer outro tratamento pode diminuir a formação de litíase em cerca de 60% dos doentes.

II. Alterações gerais na alimentação para prevenção da litíase

As recomendações que se seguem podem ser feitas pelo médico urologista a todos os doentes com litíase urinária sem necessidade de apoio de um nutricionista.

• Deve ingerir leite e derivados (alimentos ricos em cálcio) em quantidades moderadas. No entanto, não se recomenda a restrição total de alimentos ricos em do cálcio na dieta.

• Devem ingerir carnes (que devem ser magras) em quantidades moderadas, para reduzir a ingestão de proteínas.
• Diminua a quantidade de sal na preparação dos alimentos e evite alimentos salgados como presunto, mortadela ou salsicha.
• Prefira o pão integral e de centeio aos pães brancos fermentados.
• Coma gordura moderadamente e substitua o açúcar por adoçante.
• As leguminosas como feijão e lentilha, não devem ser consumidas mais do que uma vez por dia.

Recomenda-se ainda a ingestão regular dos seguintes alimentos devido ao alto teor de substâncias inibidoras da formação de todos os tipos de cálculo: arroz, batatas (exceto batata doce), clara de ovo, margarina, óleos vegetais, mel, melancia, pera e cereja.

B. Tratamento específico para os diferentes tipos de cálculos

Engloba alterações na dieta de modo a restringir ou eliminar alimentos ricos em substâncias que estão implicadas na formação de um determinado tipo de cálculo num doente específico.  Quando as alterações na dieta falham, na prevenção da está indicada, em alguns doentes a utilização de medicamentos específicos.

I. Prevenção dos cálculos que contêm cálcio

Como os cálculos de cálcio representam 80% de todos os cálculos urinários, as alterações gerais na dieta anteriormante referidas são geralmente suficientes para a prevenção da sua formação. Quando as medidas anteriores não são suficientes, medicamentos diuréticos (tiazidas) e citrato de potássio oral (Litocit®) podem ser prescritos.

II. Prevenção da formação de cálculos de oxalato de cálcio
Para além das medidas para a prevenção dos cálculos de cálcio em geral, devem ser evitados os alimentos ricos em oxalato, tais como: batata-doce, beterraba, espinafre, escarola, chocolate, café, carambola, chá mate, chá preto, refrigerantes à base de cola e frutos secos (sobretudo nozes).

III. Prevenção da formação de cálculos de ácido úrico

A prevenção da formação de cálculos de ácido úrico implica a normalização da excreção desta substância na urina. Isto é conseguido através de uma diminuição da ingestão de carnes gordas (porco e pato) e jovens (frango, vitela, cabrito, leitão), órgãos e vísceras (miolos, fígado, coração, rins), peixes gordos (atum, sardinha, salmão, cavala, anchova), conservas, mariscos, frutos do mar, castanhas, amendoim, queijos e bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja e vinho). Se estas medidas dietéticas forem insuficientes, poderá estar indicada a administração do medicamento alopurinol e alcalinização urinária com bicarbonato de sódio.

IV. Prevenção da formação de cálculos de estruvita

Os cálculos de estruvita, ou cálculos infecciosos, são causados por infecções urinárias de repetição do aparelho urinário por determinado tipo de bactérias. Além da eliminação completa dos cálculos, a prevenção de infecções urinárias de repetição poderá necessitar de uso de antibióticos específicos para o referido tipo de bactérias, para manutenção de urina estéril.

V. Prevenção da formação de cálculos de cistina

Para a prevenção destes cálculos recomenda-se a terapêutica com citrato de potássio oral e captopril.

A litíase urinária é uma doença crônica com tendência para a recorrência.

A avaliação clínica adequada permite na grande maioria dos casos um diagnóstico da causa da litíase e a orientação para o tratamento medicamentoso que, associado ao reforço hídrico e alterações da dieta, permitem evitar ou reduzir significativamente a formação de cálculos em mais de 80% dos doentes. No entanto, a prevenção desta doença exige um compromisso na realização dos tratamentos prescritos, dado que a prevenção de novos cálculos deve ser feita para resto da vida.

Anexo

Tabela com alimentos que devem ser evitados ou consumidos em quantidades moderadas em todos os doentes com litíase urinária.

1. RUA CORTA VENTO, 26, CJ 11, ANÁLIA FRANCO, SÃO PAULO, SP. TEL: (11) 2098-2571 E 2768-7031
2. INSTITUTO DA PRÓSTATA E DOENÇAS URINÁRIAS - HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ
RUA JOÃO JULIÃO, 331, BELA VISTA, SÃO PAULO, SP. TEL: (11) 3549-0000