Litíase Urinária – Tratamento

A litíase urináriaé uma doença que se deve à formação de cálculos, vulgarmente denominados “pedras”, no aparelho urinário. Os cálculos urinários são estruturas sólidas que resultam da aglomeração de cristais. Estes, por sua vez, formam-se devido a uma alteração metabólica (bioquímica) crônica do organismo que determina uma aumento da excreção urinária de substâncias promotoras da formação de cálculos, como o cálcio, o ácido úrico, o oxalato e o fosfato e/ou uma diminuição da excreção de substâncias inibidoras da cristalização (por exemplo o citrato e magnésio).

As alterações metabólicas mais frequentes que podem criar condições para a formação de cálculos são o aumento da excreção urinária de cálcio (hipercalciúria), ácido úrico (hiperuricosúria) e oxalato (hiperoxalúria), bem como a diminuição da excreção urinária de citrato (hipocitratúria) e, menos frequentemente, de magnésio (hipomagnesiúria).

A composição química dos cristais determina o tipo de cálculo formado. Deste modo, existem vários tipos de cálculos, nomeadamente: os cálculos de oxalato de cálcio (60%), de oxalato de cálcio associado a fosfato de cálcio (20%), ácido úrico (8%), estruvite (8%), fosfato de cálcio (2%) e cistina e outros componentes (2%).

A permanência de cálculos no aparelho urinário pode não causar qualquer sintoma ou desencadear sintomas muito intensos, como a cólica renal e suas complicações clínicas graves, que podem levar a infecção urinária e a insuficiência renal crônica.

Aproximadamente 15 em cada 100 pessoas desenvolve cálculos urinários ao longo da vida. Cerca de 80% destas pessoas eliminam a pedra espontaneamente, juntamente com a urina. Os 20% restantes necessitam de alguma forma de tratamento.

O tratamento da litíase urinária

O tratamento da litíase urinária é efetuado em três fases. Inicialmente é necessário o tratamento urgente para alívio da dor (cólica renal). Posteriormente é efetuado o tratamento da litíase propriamente dita, com remoção do(s) cálculo(s). Para o quadro clínico, os tratamentos medicamentosos para alívio da cólica renal, bem como as técnicas cirúrgicas para fragmentação e/ou remoção do cálculo, são descritas no outro texto publicado no site. A última fase consiste no tratamento profilático ou preventivo da formação de novos cálculos, que deve ser feito para o resto da vida.

1. RUA CORTA VENTO, 26, CJ 11, ANÁLIA FRANCO, SÃO PAULO, SP. TEL: (11) 2098-2571 E 2768-7031
2. INSTITUTO DA PRÓSTATA E DOENÇAS URINÁRIAS - HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ
RUA JOÃO JULIÃO, 331, BELA VISTA, SÃO PAULO, SP. TEL: (11) 3549-0000