INFECÇÃO URINÁRIA NA MULHER - CISTITE

Por definição infecção urinária ( ITU ) recorrente é aquela que ocorre com frequência maior que 3 vezes ao ano ou com frequência maior de 2 episódios nos últimos 6 meses.

ITU RECIDIVANTE:

Precoce , ocorre nas primeiras 2 semanas após o final da antibioterapia, sendo o agente etiológico o mesmo da infecção inicial. Habitualmente é resultado de insuficiência do tratamento inicial (antibioterapia inadequada, resistência antibiótica, descumprimento da terapia prescrita) ou por alteração no sistema urinário (por ex. cálculo urinário).

REINFECÇÃO:

Tardia, ocorre após 2 semanas do final do tratamento da ITU inicial, num doente que se encontrava curado, sendo o agente etiológico diferente da ITU anterior.

Geralmente o agente etiológico das ITU recorrentes é a bactéria E. Coli. Todavia na ITU recorrente o tratamento antibiótico deve ter por base no exame de urocultura inicial, devendo ser comprovada a cura com urocultura pós antibioterapia.

Fatores de risco:

•  Genéticos: mulheres não secretoras de antígenos sanguíneos nos fluidos corporais (20% população feminina), maior aderência bacteriana a mucosa da bexiga e história de ITU materna
  •  Estruturais e Funcionais: como o prolapso vesical, Incontinência Urinária, resíduo urinário pós miccional aumentado.

ITU rcorrentes são muito frequentes, ocorrendo em 25% das mulheres em qualquer período da sua vida, e têm um grande impacto na sua qualidade de vida. Para diminuir o risco desta situação foram propostas diversas medidas farmacológicas e não farmacológicas.

MEDIDAS NÃO FARMACOLÓGICAS

•  Hidratação
  •  Micções regulares
  •  Micção pós atividade sexual