Prostatite

As infecções do aparelho urinário constituem uma importante questão na área da Saúde pela sua elevada frequência e impacto na qualidade de vida. A prostatite é a doença da Próstata mais frequente em homens com idade inferior a 50 anos.

Atendendo à frequência e complexidade desta patologia, e na tentativa de uma abordagem diagnóstica e terapêutica mais eficaz, foi recomendada pelo National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseasesdo National Institute of Health a classificação atualmente mais utilizada que diferencia prostatite bacteriana aguda e crônica, síndrome de dor pélvica crônica (prostatodínea) e prostatite inflamatória assintomática.

O que é?

A classificação de prostatite bacteriana depende de critérios clínicos e na evidência de infecção e inflamação da Próstata. De acordo com a duração dos sintomas pode ser classificada como aguda ou crônica (sintomatologia persistente mais de 3 meses). O quadro clínico predominante caracteriza-se por dor (lombar, suprapúbica, perineal, escrotal, peniana) e sintomas urinários (frequência elevada, diminuição da pressão do jato urinário, ardor na micção, retenção urinária). A prostatite bacteriana crônica é a causa mais frequente da infecção urinária recorrente no homem.

Como se diagnostica?

O diagnóstico baseia-se na história clínica e em meios complementares de diagnóstico criteriosamente selecionados nos quais se enquadram análises e culturas de urina, sangue e secreção prostática, diário miccional, fluxometria e determinação do resíduo pós-miccional.

Como se trata?

O tratamento deverá ser individualizado a cada caso. Salientando que a prostatite bacteriana aguda pode constituir uma situação de extrema gravidade que necessite uma terapêutica agressiva em meio hospitalar.

O uso de antibióticos representa papel fundamental e está preconizado na prostatite bacteriana aguda, recomendado na prostatite bacteriana crônica e pode ser alternativa na síndrome de dor pélvica crônica. O uso concomitante de analgésicos, antipiréticos, alfabloqueadores prostáticos, relaxantes musculares ou outras substâncias pode ser recomendado pelo urologista.

A terapêutica cirúrgica não está rotineiramente preconizada embora possa ser indicada na drenagem de abcesso prostático ou outras situações particulares.

A prostatite é uma patologia complexa em que sintomas urológicos podem manifestar diferentemente, onde pode ser necessário uma terapêutica agressiva com internação hospitalar. Desta forma, perante a suspeita deve ser conduzida de forma criteriosa a investigação clínica pelo Urologista para obter uma melhor estratégia terapêutica.

1.RUA CORTA VENTO, 26, CJ 11, ANÁLIA FRANCO, CEP: 03313-010, SÃO PAULO, SP.
TEL: (11) 2098-2571 E 2768-7031
2.INSTITUTO DA PRÓSTATA E DOENÇAS URINÁRIAS – HOSP. ALEMÃO OSWALDO CRUZ
RUA JOÃO JULIÃO, 331, BELA VISTA, SÃO PAULO, SP.
TEL: (11) 3549-0000