Câncer da Próstata

Introdução

A próstata, habitualmente é do tamanho de um pêssego, situa-se por baixo da bexiga. Este órgão é responsável pela secreção de substâncias nutrientes e fluidificadoras do sémen, assim como pela sua emissão através da ejaculação. Este órgão é a sede de 3 patologias principais: o câncer da próstata, o adenoma da próstata (hiperplasia benigna da próstata) e a infecção da próstata (prostatite).

Epidemiologia

O câncer da próstata representa a 2ª causa de morte por câncer no homem, atrás do câncer do pulmão, sendo porem o câncer mais frequente no homem de mais de 50 anos. No Brasil estima-se que tenha uma incidência de 82 casos por 100 000 habitantes e uma mortalidade de 33 por 100.000 habitantes. Representa cerca de 3,5% de todas as mortes e mais de 10% das mortes por câncer.

Factores de risco:

– Idade.

– Fatores familiares: risco 2 a 5 vezes superior nos homens com um familiar em 1º grau atingido pela doença.

– Raça negra.

– Alimentação: ingestão excessiva de gorduras animais.

– Outros fatores: a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo.

Diagnóstico

Toque retal: a palpação da próstata através do reto, permite verificar o tamanho  e a consistência do órgão.

O exame de PSA (Antigêno Específico da Próstata) é uma proteína mensurável numa análise sanguínea, produzida pela próstata e encontra-se elevada em caso de doença prostática.  Podem verificar-se aumentos significativos e repentinos nos valores de referência, quando há presença de câncer da próstata, mas também em situações de inflamação ou infecção.  A hiperplasia benigna da próstata também pode estar associada a um aumento do PSA.

O valor de referência máximo é de 4ng/mL, porém, este valor será apenas indicativo do grau de suspeita de câncer: nem sempre uma elevação do PSA significa a presença de câncer da próstata e o PSA inferior a 4ng/mL nem sempre poderá excluir um tumor clinicamente significativo. A dosagem do PSA é da mesma forma utilizada para monitorar a evolução de um câncer prostático.

Ultra-som transretal: é possível obter uma imagem da próstata assim como detectar algumas alterações da próstata. No entanto, devido à sua baixa especificidade e sensibilidade, esta técnica deverá sempre ser solcitada apenas como um complemento diagnóstico da doença.

Biópsia prostática: é a única técnica diagnóstica capaz de confirmar o câncer. Quase exclusivamente guiada por ultra-som, são efetuadas várias punções do órgão. Este exame só deve ser reservado aos homens apresentando alterações do PSA associado a um toque retal suspeito ou a um ultra-som sugestivos de doença, já que não é desprovido de efeitos secundários, como hematúria e hematospermia.

PCA3 : gene detectado a partir de uma amostra de urina, no entanto de uso limitado devido ao seu preço elevado face à sensibilidade diagnóstica demonstrada.

Sintomas do câncer da próstata

Na maioria dos casos, numa fase precoce o câncer da próstata não apresenta qualquer sintoma. O diagnóstico sintomático é difícil, pois o câncer da próstata apresenta sintomas do trato genito-urinário inferior comuns a outras patologias mais frequentes, tais como a hiperplasia benigna da próstata. Os sintomas podem ser: dificuldade em urinar (disúria), a necessidade de urinar frequentemente durante a noite (nictúria), micções dolorosas, a urgência miccional, desconforto ou dor pélvicas, mas também disfunção eréctil ou ejaculação dolorosa.

Prevenção do câncer da próstata

Permanecem muitas dúvidas em relação ao aspecto preventivo. A combinação do PSA e do toque retal em homens assintomáticos permite o diagnóstico e o tratamento precoces, recomendando-se esta análise a partir dos 45 anos nos homens sem fatores de risco estabelecidos.

Alimentação: diminuição de gordura de origem animal.

Tratamento do câncer da próstata

Vigilância clínica: alguns casos em que o tumor se encontra confinado ao órgão, assintomático, pode representar uma opção válida, dado que em muitos doentes idosos o tumor nunca atingirá alguma relevância clínica. Poupa-se assim o doente à administração de tratamentos com efeitos secundários importantes (disfunção erétil, incontinência urinária…).

Cirurgia: a prostatectomia radical permanece o “gold standard" do tratamento do câncer da próstata localizado, podendo ser realizada por cirurgia aberta ou por via laparoscópica-robótica. Nos casos de doença avançada pode recorrer-se à orquiectomia (retirada dos testículos), associada ou não a uma ressecção trans-uretral da próstata.

Radioterapia externa: radiação externa da próstata com raios Gama. Apresenta efeitos secundários semelhantes aos da prostatectomia radical. Representa também uma opção válida para os doentes com poucas condições operatórias.

Braquiterapia: técnica mais recente de radioterapia, consiste em implantar “sementes” radioativas diretamente no órgão sob o controle de ultra-som.

Outras técnicas de tratamento localizado tais como a criocirurgia ou o HIFU são apenas reservadas a casos selecionados.

Terapêutica hormonal: o bloqueio androgênico, baseada na dependência do tumor na testosterona endógena, diminui o seu crescimento.

Quimioterapia: reservada aos estágios avançados.

Prognóstico

Responsável atualmente por 9% das mortes por câncer no homem, com o envelhecimento da população, o câncer da próstata, no futuro, irá atingir 10% da população masculina. Se o diagnóstico precoce da doença ainda apresenta algumas dificuldades, a confirmação do mesmo por biópsia representa um novo desafio. A melhor opção terapêutica deverá sempre adequar ao controle da doença e às expectativas do doente.

1.RUA CORTA VENTO, 26, CJ 11, ANÁLIA FRANCO, CEP: 03313-010, SÃO PAULO, SP.
TEL: (11) 2098-2571 E 2768-7031
2.INSTITUTO DA PRÓSTATA E DOENÇAS URINÁRIAS – HOSP. ALEMÃO OSWALDO CRUZ
RUA JOÃO JULIÃO, 331, BELA VISTA, SÃO PAULO, SP.
TEL: (11) 3549-0000