Catéter DUPLO J

Catéter duplo J é utilizado para drenagem da urina do rim até a bexiga, em condições adversas. Uma extremidade do "J" ancora-se na pelve renal (dentro do rim) e a outra extremidade curva-se no interior da bexiga, ficando por dentro do próprio ureter. Também é chamado de: double-J, "J-J stent" ou "pig-tail".

Este catéter é utilizado frequentemente para se manter a drenagem da urina do rim até a bexiga após cirurgias da via urinária, como ureterolitotripsias, nefrolitotripsias e transplante renal. Tem objetivo de prevenir estenoses(estreitamento) do ureter, principalmente no local que o cálculo ficou preso no ureter.

Devendo permanecer no paciente até que o rim volte as suas condições normais, ou seja, a dilatação desapareça, que não tenha fragmentos de cálcuos no ureter; sendo que isto normalmente leva aproximadamente de 14 a 21 dias.

Posteriormente este catéter é removido através de cistoscopia (endoscopia da bexiga), procedimento realizado com sedação no centro cirúrgico, com permanência do paciente no hospital por aproximadamente 3 horas. Estes cuidados garantem ao paciente um procedimento sem dor e com segurança.

Este cateter não deve permanecer com um fio amarrado saindo pela uretra, pois pode provocar infecções, incontinência urinária, dores, ardência e sangramentos.

O catéter pode produzir graus variáveis de desconforto, incluindo polaciúria (vontade de ir ao banheiro freqüentemente), urgência urinária, urge-incontinência, sangramento urinário, dor lombar, dor em baixo ventre; sendo que todos estes sintomas também podem ser produzidos pelos ferimentos que o próprio cálculo produziu em sua passagem pelo ureter. Assim, deve-se verificar se esta ocorrendo algum destes sintomas para se instituir o medicamento adequado para alívio dos sintomas.

1. RUA CORTA VENTO, 26, CJ 11, ANÁLIA FRANCO, SÃO PAULO, SP. TEL: (11) 2098-2571 E 2768-7031
2. INSTITUTO DA PRÓSTATA E DOENÇAS URINÁRIAS - HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ
RUA JOÃO JULIÃO, 331, BELA VISTA, SÃO PAULO, SP. TEL: (11) 3549-0000